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Módulos

Público Alvo: Somente Graduados em Terapia Ocupacional.

Carga horária Total: 220 horas (Teórico-Práticas)

Número de Vagas: 40 vagas

 Módulo 1 - Neurociência e Integração Sensorial (30 horas)

Ementa: O objetivo deste módulo é permitir que o aluno entenda a neurociência atual e as teorias, conceitos e práticas relevantes e emergentes, relacionados à Integração Sensorial de Ayres. Esse módulo objetiva relacionar o processamento sensorial à neurologia subjacente e à base de evidências da integração sensorial.
O módulo é dividido em seções que abrangem os sistemas sensoriais e como eles se relacionam com a neurociência como é atualmente entendida, abordando os tipos de comportamentos e desafios à participação que se espera ver em clientes com dificuldades de processamento e integração sensorial e introduz estratégias e abordagens que podem minimizar o impacto dos desafios sensoriais. Serão abordados os sete órgãos dos sentidos: tato, visão, gustação, olfato, audição, vestibular e propriocepção. A ênfase, de acordo com a teoria de Jean Ayres, será dada aos sistemas vestibular, tátil e proprioceptivo, aprofundando a neurofisiologia e as funções de cada um destes.

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Módulo 2 - Bases Teóricas da Integração Sensorial (30 horas)

Ementa: Neste módulo, a ênfase será dada nas bases teóricas da Teoria de Integração Sensorial de Jean Ayres. As definições e princípios da teoria serão apresentados e os alunos aprenderão sobre o processamento sensorial e suas disfunções, incluindo padrões de modulação e discriminação sensorial. Além disso, o módulo abordará uma introdução à intervenção, apresentando as características centrais e os recursos materiais para a prática da Integração Sensorial.

Módulo 3 – Instrumentos de Avaliação em Integração Sensorial (30 horas)

Ementa: Este módulo terá como ênfase o raciocínio clínico para avaliação utilizando a abordagem de Integração Sensorial. O aluno terá a oportunidade de discutir criticamente as observações não estruturadas que contribuem para a determinação dos padrões de disfunção; Métodos de Coleta de Informação • Entrevista; Questionários; Observação; Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), aprender instrumentos de avaliação específicos de Integração Sensorial • Testes Padronizados; Questionário SPM: Sensory Processing Measure SPM-P: Sensory Processing Measure Preschool, Perfil Sensorial 2, Histórico Sensorial, SIPIT: Sensory Integration and Praxis Test, Entrevista e Histórico Sensorial: como entrevistar cuidadores e familiares, Questionário PSEQ - Questionário de Participação e Ambiente Social, e Observações Clínicas em Integração Sensorial Structured Observations of Sensory Integration-Motor (SOSI-M), conhecer outros testes que contribuem para o raciocínio clínico dentro da abordagem; discutir a elaboração do relatório de avaliação.

Módulo 4 - Protocolos e Pesquisa em Integração Sensorial (20 horas)

Ementa: Este módulo abordará os protocolos de pesquisa em Integração Sensorial e, a importância do método científico. O protocolo deverá em amplas linhas contemplar os seguintes pontos: importância do tema, revisão da literatura; a questão do estudo; seleção da amostra; desenho do estudo; estratégia de condução do estudo; análise dos dados e considerações éticas.
A Integração Sensorial e a Prática Baseada em Evidências (PBE), compreendendo como um processo que baseia a Teoria e a Prática de Integração Sensorial, integralizador da competência clínica individual com os achados clínicos gerados pelas pesquisas sistemáticas. As principais pesquisas realizadas com Integração Sensorial.  A tomada de decisão clínica em Integração Sensorial, pelo acesso às informações científicas e pela análise da validade das informações, principalmente averiguando os graus de eficácia e efetividade.

Módulo 5 - Integração Sensorial e Práxis (30 horas)

Ementa: Este módulo pretende descrever os mecanismos neurológicos e sensoriais subjacentes às várias disfunções práxicas,; propondo a observação e a avaliação para diferenciar as diversas disfunções práxicas desde a ideação aos problemas de  planejamento motor. Os alunos aprenderão sobre:  princípios de tratamento adequados aos diferentes problemas usando o raciocínio clínico;  de que forma os vários problemas de práxis afetam o desempenho funcional; estratégias e plano de intervenção para melhorar o desempenho; comportamentos indicativos de problemas ideacionais; como os problemas de ideação e a sua intervenção se relacionam com outras dificuldades cognitivas, incluindo as funções executivas; análise de planos de intervenção para abordar as dificuldades da práxis ideacional.

Módulo 6 - Vivências Práticas e Estudo de Casos Clínicos em Integração Sensorial (30 horas)

Ementa: O módulo abordará o raciocínio clínico e a prática na Integração Sensorial, desenvolvendo habilidades interpretativas de raciocínio clínico na Integração Sensorial. Será abordado desde a avaliação, para desenvolver metas e intervenções de IS na prática clínica. Serão desenvolvidas as habilidades para avaliar a eficácia de suas próprias intervenções, além de poder avaliar a base de evidências para intervenções da pesquisa atual. Este módulo prepara os participantes para fornecer intervenção usando o quadro teórico de Integração Sensorial como referência. Estratégias para o planejamento de intervenções e raciocínio clínico baseado em princípios de Integração Sensorial serão discutidos através de estudos de casos clínicos. Uma visão geral das abordagens de intervenção em Integração Sensorial para diversas populações, explorando uma variedade de configurações ambientais e de diversas faixas etárias e quadros diagnósticos tais como Transtornos do Espectro do Autismo, quadros neurotípicos, Déficits de Processamento sensorial dentre outros.

Módulo 7 - Orientação do Trabalho Final (20 horas) e Elaboração do Trabalho (20 horas)

Ementa:  O módulo abordará o acompanhamento dos trabalhos científicos através do projeto de pesquisa com determinação e delimitação do tema e do problema da pesquisa, formulação das hipóteses, elaboração dos procedimentos metodológicos e técnicos e com elaboração do artigo científico como trabalho final.

Módulos: Aulas

Módulo Bônus – Combinando Integração Sensorial com conceito Neuro Evolutivo  Bobath (30 horas)

Ementa: Este módulo mostrará  ao Terapeuta Ocupacional como utilizar uma abordagem combinada da terapia com Tratamento Neuro Evolutivo (Conceito Bobath) e Integração Sensorial para melhor atender às necessidades especiais das crianças. Abordará as bases teóricas do Tratamento Neuro Evolutivo como uma discussão sobre Tratamento Neuro Evolutivo e Integração Sensorial. A combinação dessas duas abordagens de tratamento na área neuropediátrica será estudada, na perspectiva de descobrir diretrizes detalhadas de avaliação para ajudar a determinar quando uma abordagem combinada é mais útil. Serão abordados estudos de verificação reproduzíveis para a atuação clínica, propondo o uso na avaliação de distúrbios sensoriais e de movimento. Estudos de caso também serão incluídos para demonstrar a eficácia do uso de uma abordagem combinada para a correção. Serão apresentados como usar a abordagem combinada para tratar crianças com distúrbios específicos, incluindo: disfunção do processamento sensorial, Transtorno do Espectro do Autismo, paralisia cerebral, síndromes, dentre outros.

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