top of page

Nosso corpo docente

ana irene.jpg

ANA IRENE ALVES DE OLIVEIRA

Coordenadora

  • Graduada em Terapia Ocupacional, Bacharel em Psicologia, Doutorado em Psicologia - Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará / UFPA,

  • Mestre em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará/ UEPA

  • Especialista em Desenvolvimento Infantil no conceito Neuro evolutivo Bobath,

  • Curso em Integração Sensorial, certificado pela Clínica Integre/SP.

  • Curso Avançado em Combining Sensory Integration with Evolutionary Neuro Concept – Mary Hallway, certificado pela Clínica de Reabilitação Especializada, CRE

  • Docente fundadora do curso de Terapia Ocupacional da UEPA.

  • Atua em Estimulação Precoce e em Tecnologia Assistiva, sendo consultora em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências.

  • Fez intercâmbio, através dos Partners of América em St. Louis / Missouri (USA).

  • Ganhou Prêmio FINEP, Categoria Inovação Social. Ganhou menção honrosa no Prêmio FINEP e ganhou o Prêmio Nacional Direitos Humanos da Presidência da República na categoria defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

  • Coordena atualmente o NEDETA (Núcleo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade).

  • Autora de diversos livros e capítulos e artigos publicados. Membro da Sociedade Internacional de Comunicação alternativa - ISAAC Brasil.

  • Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação CER III / UEAFTO / UEPA.

DANIELLE ALVES ZAPAROLI

Coordenadora

  • Graduada em Terapia Ocupacional, Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Ceará

  • Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará

  • Certificação em Integração Sensorial  - USC Chan Division of Occupational Science and Occupational Therapy,

  • Formação em Conceito Neuro Evolutivo Bobath, Formação Básica e Avançada em Therasuit,

  • Capacitação em Intervenção em TEA, Residência Integrada em Saúde / Ênfase em Saúde Mental – Escola de Saúde Pública do Ceará e Ministério da Saúde.

  • Diretora Técnica da Integris.

daniele.jpeg
Barbara

BÁRBARA LETÍCIA COSTA DE MORAES

Docente

  • Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Certificação internacional em Integração Sensorial, Sensory Integration Continuing Education, pela University of Southern California.

  • Certificada em Business Communications pelo Greystone College, Vancouver, CA.

  • Coordenadora de clínica multidisciplinar especializada em Transtorno do Espectro Autista,

  •  Terapeuta Ocupacional do Ambulatório da Criança de Risco/UFMG.     

ARLA LOBO

Docente

  • Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará,

  • Ergothérapeutes du Québec – OEQ,

  • Pós-graduada em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ,

  • Curso Básico Neuroevolutivo Infantil – Conceito Bobath(Instrutora: Monika Müller),

  • Curso Básico de Avaliação e Tratamento do PacienteHemiplégico - Conceito Bobath (Instrutora: Sheena Irwin Carruther – África do Sul),

  • Curso de Integração Sensorial: Supporting Outcomes Thru Sensory Integration (Instrutora: Madonna Nash – E.U.A.),

  • Ministrante do Curso (teórico/prático): Vivenciando a Prática do Conceito Neuroevolutivo Bobath com Crianças que apresentam Disfunção Neuromotora,

  • Ministrante da Aula de Terapia Ocupacional do Curso de Avaliação e Tratamento do Paciente Hemiplégico Adulto (Centro de Estudos Drª. Monika Müller/RJ

  • Em formação como Instrutora do Curso do Curso do Conceito Neuro Evolutivo Bobath /ABDAN

arla.jpeg
livia_edited.jpg

LÍVIA DE CASTRO MAGALHÃES

Docente

  • Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979).

  • Mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995)

  • Pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster.

  • Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto),

  • Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.

  • Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento motor e desempenho ocupacional em crianças, e em estratégias de intervenção com crianças com problemas de coordenação motora.

  • Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação da coordenação motora e estratégias para tratamento do transtorno da coordenação motora.

MARCELO MARQUES CARDOSO

Docente

  • Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2001-2005),

  • Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará/ UFPA (2008-2010).

  • Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).

marcelo.jpeg
karina.jpeg

KARINA SAUNDERS MONTENEGRO

Docente

  • Mestre em Educação em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

  • Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2007).

  • Especialista em Psicomotricidade. Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para autistas.

  • Com formação em educação e estimulação psicomotora. Certificação Internacional em Integração sensorial pela USC (EUA, 2019).

  • Foi professora do curso de terapia ocupacional da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ).

  • Atualmente, Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

  • Possui cursos na assistência de crianças do transtorno do espectro do autismo, TEACCH, PECS e Integração Sensorial e Intervenções Precoces baseadas no Modelo DENVER.

  • Desenvolvimento de pesquisas na área de desenvolvimento infantil, relação mãe - bebê e autismo. Terapeuta Ocupacional atuante em consultório particular. Docente/Orientadora dos artigos científicos da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

RAFAEL LUIZ MORAIS DA SILVA

Docente

  • Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2006).

  • Especialização em Desenvolvimento Infantil (2008), com Formação em Estimulação e Educação Psicomotora (2009).

  • Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2011).

  • Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE/SP). Certificação Internacional em Integração Sensorial (WPS/University Southern of California).

  • Terapeuta Ocupacional na Unidade de Ensino-Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO-UEPA).

  • É Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional (DETO) da Universidade do Estado do Pará e Diretor da Clínica Sense Kids Terapias Especializadas e Play Sense Terapia Ocupacional Pediátrica.

  • Membro do grupo de pesquisa Inovação Tecnológica e Inclusão Social. É membro da ISAAC-Brasil (Sociedade Internacional de Comunicação Alternativa e Aumentativa).

  • Desenvolve atuação clínica e de pesquisa sobre os seguintes temas: ocupações na infância, desenvolvimento infantil atípico, avaliação e intervenção terapêutica e integração sensorial.

rafael.jpeg
FATIMA_edited.jpg

MARIA DE FÁTIMA GOÉS DA COSTA

Docente

  • Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2006)

  • Especialização em Desenvolvimento Infantil (2008) e Reabilitação Neurológica (2012).

  • Mestrado Profissional em Gestão em Saúde na Amazônia pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará (2014)

  • Possui Certificação Brasileira em Integração Sensorial (2021) e Formação na Escala BAYLEY III.

  • É autora e executora do Projeto de Implantação dos Programas de Vigilância do Desenvolvimento Infantil e Estimulação Precoce do Centro Especializado em Reabilitação (CERIII)/UEPA.

  • Atualmente é Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará.

  • Atua como: terapeuta ocupacional no ambulatório de Terapia Ocupacional em Integração Sensorial do CERIII/UEPA;

  • Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Estratégia Saúde da Família da UEPA e Professora Assistente do Curso de Certificação Brasileira em Integração Sensorial (INTEGRIS/UEPA) Ciências da Reabilitação pela UFMG (2018);

VANESSA RAFAELLE BRASIL DE SOUZA

Docente

  • Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2012.

  • Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) 2018.

  • Certificação Internacional em Integração Sensorial completa pelo Programa USC Chan de Formação e Educação Continuada pela Universidade do Sul da Califórnia.

  • Diretora clínica da Play Sense Terapia Ocupacional Pediátrica, onde atua como terapeuta ocupacional e supervisora de equipe.

  • Experiência em Terapia Ocupacional Pediátrica no atendimento individual e grupal de crianças e adolescentes com diversos transtornos no desenvolvimento, especialmente com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA),TDL, apraxia de fala na infância, seletividade alimentar.

  • Experiência clínica em Intervenção precoce. Desenvolve pesquisa sobre os temas: infância e adolescência, ocupação, integração sensorial, corporeidade e Terapia Ocupacional

vanessa.jpeg
Corpo docente: Corpo docente
bottom of page