top of page

Palestrantes

ana irene.jpg

ANA IRENE ALVES DE OLIVEIRA

Presidente do Simpósio

Graduada em Terapia Ocupacional, Bacharel em Psicologia, Doutorado em Psicologia - Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará / UFPA, Mestre em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará/ UEPA, Especialista em Desenvolvimento Infantil no conceito Neuro evolutivo Bobath, Curso em Integração Sensorial, certificado pela Clínica Integre/SP. Curso Avançado em Combining Sensory Integration with Evolutionary Neuro Concept – Mary Hallway, certificado pela Clínica de Reabilitação Especializada, CRE Docente fundadora do curso de Terapia Ocupacional da UEPA. Atua em Estimulação Precoce e em Tecnologia Assistiva, sendo consultora em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências. Fez intercâmbio, através dos Partners of América em St. Louis / Missouri (USA). Ganhou Prêmio FINEP, Categoria Inovação Social. Ganhou menção honrosa no Prêmio FINEP e ganhou o Prêmio Nacional Direitos Humanos da Presidência da República na categoria defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência. Coordena o NEDETA (Núcleo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade). Autora de diversos livros e capítulos e artigos publicados. Membro da Sociedade Internacional de Comunicação alternativa - ISAAC Brasil. Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação CER III / UEAFTO / UEPA. Coordenadora técnica pedagógica da Certificação Brasileira em Integração Sensorial. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ ”Inovação tecnológica, Inclusão social, Desenvolvimento Infantil e Integração Sensorial”

DANIELLE ALVES ZAPAROLI

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Fortaleza (2001). Possui experiência na área da Terapia Ocupacional, com ênfase em Atendimento Ocupacional, Neuro-Pediátrico (Autismo), Residência em Saúde Mental, Formação em Tratamento Neuro Evoluitvo Bobath, Formação em Therasuit, Certificação Internacional em Integração Sensorial (USC-Universidade do Sul da Califórnia/USA), Adequação Postural e Seating, Prescrição de Recursos Assistivos. Foi presidente da Comissão de Ética do CREFITO-06.. Em processo de formação em Snoezelen. Idealizadora e Coordenadora do Curso de CERTIFICAÇÃO BRASILEIRA EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL

daniele.jpeg
Barbara

BÁRBARA LETÍCIA COSTA DE MORAES

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Certificação internacional em Integração Sensorial, Sensory Integration Continuing Education, pela University of Southern California. Certificada em Business Communications pelo Greystone College, Vancouver, CA. Coordenadora de clínica multidisciplinar especializada em Transtorno do Espectro Autista,  Terapeuta Ocupacional do Ambulatório da Criança de Risco/UFMG. Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial 

ARLA LOBO

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará, Membre de l’Ordre des Ergothérapeutes du Québec, Pós-graduada em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ. Instrutora em formação do tratamento Neuroevolutivo – Bobath Contemporâneo. Certificada na abordagem de tratamento Cognitive Orientation do Daily Ocupational Perfomance (CO-OP) pela Université de Montréal, Cursos de Integração Sensorial: Supporting Outcomes Thru Sensory Integration (NDTA Instructor - Madonna Nash-EUA), Identifying and Adressing Tactile Processing Issues in Children with Neuromotor Disorders ( NDTA Instructor – Marry Hallway - EUA) . Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

ARLA_edited.jpg
FATIMA_edited.jpg

MARIA DE FÁTIMA GÓES DA COSTA

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2006);Mestrado Profissional em Gestão em Saúde na Amazônia pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará (2014); Especialização em Desenvolvimento Infantil (2008) e Reabilitação Neurológica (2012). Possui Certificação Brasileira em Integração Sensorial (2021) e Formação na Escala BAYLEY III. É autora e executora do Projeto de Implantação dos Programas de Vigilância do Desenvolvimento Infantil e Estimulação Precoce do Centro Especializado em Reabilitação (CERIII)/UEPA. Atualmente é Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará. Atua como: terapeuta ocupacional no ambulatório de Terapia Ocupacional em Integração Sensorial do CERIII/UEPA; Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Estratégia Saúde da Família da UEPA e Professora Assistente do Curso de Certificação Brasileira em Integração Sensorial (INTEGRIS/UEPA).

KÁTIA CEZÁRIO DA SILVA

Experiência em Terapia Ocupacional na infância. Formação no conceito Neuro Evolutivo Bobath pediátrico e Bobath baby course. Especialista em Reabilitação aplicada em Neurologia pela Unicamp 2009 e com Aprimoramento Prossifional em Pediatria e Uti hospitalar pela PuC Campinas – 2009. Certificação Internacional em Integração Sensorial Ayres, USC (2012) e Clasi (2022) e Avançado/prático em Integração Sensorial, Therapy West/LA, Califórnia. Psicomotricista. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional – UFSCAR

KATIA_edited.jpg
samara.jpeg

SAMARA DE ARAÚJO COSTA

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2018); Certificação completa em Integração Sensorial pelo Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada da Universidade do Sul da Califórnia;  Curso Prático de Experiência em Avaliação e Tratamento em Integração Sensorial pela Therapy West Inc. & pLAy Studio (EUA); Experiência no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras CAPES/IIE (EUA); Experiência em Terapia Ocupacional pediátrica, principalmente com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e outras dificuldades de aprendizagem. Amplo domínio em diversas avaliações do desenvolvimento e desempenho infantil, como Escala Bayley III, Teste Movimento ABC, Teste Beery VMI, Perfil Sensorial, Medida do Processamento Sensorial (SPM), Observações Clínicas Estruturadas de Integração Sensorial, dentre outras.

MARCELO MARQUES CARDOSO

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2001-2005), Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará/ UFPA (2008-2010). Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial do Módulo Neurociências e Integração Sensorial.

marcelo.jpeg
livia_edited.jpg

LÍVIA DE CASTRO MAGALHÃES 

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Emérita de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisadora 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro do comitê editorial das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Pesquisa os recursos de avaliação e intervenção em Terapia Ocupacional, especialmente o desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento motor e desempenho ocupacional em crianças em combinação prática baseada em evidências com crianças com problemas de coordenação motora. Mantém atuação clínica em programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo, que estimula pesquisas sobre impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil. Temas atuais de pesquisa são: (a) a relação entre prematuridade, desenvolvimento motor, desempenho nas atividades diárias e participação em crianças em idade escolar, e (b) eficácia da terapia ocupacional com crianças atraso motor e/ou transtorno do desenvolvimento da coordenação. Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

RAFAEL LUIZ MORAIS DA SILVA

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2006). Especialização em Desenvolvimento Infantil (2008), com Formação em Estimulação e Educação Psicomotora (2009). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2011). Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE/SP). Certificação Internacional em Integração Sensorial (WPS/University Southern of California). Terapeuta Ocupacional na Unidade de Ensino-Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO-UEPA). É Docente Adjunto I do Departamento de Terapia Ocupacional (DETO) da Universidade do Estado do Pará e Diretor da Clínica Sense Kids Terapias Especializadas e Play Sense Terapia Ocupacional Pediátrica. Membro do grupo de pesquisa Inovação Tecnológica e Inclusão Social. Professor colaborador da Certificação Brasileira em Integração Sensorial. Desenvolve atuação clínica e de pesquisa sobre os seguintes temas: ocupações na infância, desenvolvimento infantil atípico, avaliação e intervenção terapêutica e integração sensorial. Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

rafael.jpeg

VANESSA RAFAELLE BRASIL DE SOUZA

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2012. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) 2018.Certificação Internacional em Integração Sensorial completa pelo Programa USC Chan de Formação e Educação Continuada pela Universidade do Sul da Califórnia. Diretora clínica da Play Sense Terapia Ocupacional Pediátrica, onde atua como terapeuta ocupacional e supervisora de equipe. Experiência em Terapia Ocupacional Pediátrica no atendimento individual e grupal de crianças e adolescentes com diversos transtornos no desenvolvimento, especialmente com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA),TDL, apraxia de fala na infância, seletividade alimentar. Experiência clínica em Intervenção precoce. Desenvolve pesquisa sobre os temas: infância e adolescência, ocupação, integração sensorial, corporeidade e Terapia Ocupacional Docente da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

vanessa.jpeg
karina_edited.jpg

KARINA SAUNDERS MONTENEGRO

Mestre em Educação em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2007). Especialista em Psicomotricidade. Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para autistas. Com formação em educação e estimulação psicomotora. Certificação Internacional em Integração sensorial pela USC (EUA, 2019). Foi professora do curso de terapia ocupacional da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Atualmente, Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui cursos na assistência de crianças do transtorno do espectro do autismo, TEACCH, PECS e Integração Sensorial e Intervenções Precoces baseadas no Modelo DENVER. Desenvolvimento de pesquisas na área de desenvolvimento infantil, relação mãe - bebê e autismo. Terapeuta Ocupacional atuante em consultório particular. Docente/Orientadora dos artigos científicos da Certificação Brasileira em Integração Sensorial.

MARTA_edited.jpg

MARTA ROCHA GONÇALVES PEREIRA 

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  1979

Curso de Integração Sensorial em Cincinnati e Los Angeles (USA) 1980, Formação no Conceito Neuro Evolutivo Bobath

Atuação por 42 anos em Integração Sensorial, Equoterapia, na rede pública e privada. Diretora clínica do CRIAR.

REJANE NAZARÉ PIMENTEL DE SOUSA

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2001). Especialista em Saúde Mental e em Saúde do Trabalhador. Certificação Internacional em Integração Sensorial (WPS/University of Southern California/EUA), profissional certificada DIR/FCD Floortime (Profectum/EUA) e formação no Tratamento Neuro Evolutivo Bobath adulto. Tem experiência clínica na avaliação e tratamento com crianças que apresentam desenvolvimento atípico - neurorreabilitação pediátrica e saúde mental infantil. Foi membro da Diretoria da ABRATO. Terapeuta Ocupacional do Centro Especializado Tipo III – CER/UEAFTO/UEPA

REJANE_edited.jpg
Corpo docente: Corpo docente
fabiane_edited.jpg

FABIANE ARAUJO DE OLIVEIRA

Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará 2008. Especialista em desenvolvimento infantil e intervenção precoce 2009. Especialista em psicomotricidade Certificação internacional em Integração Sensorial USC/WPS Formação Internacional em Integração Sensorial em 2016. Formação em Integração Sensorial e TEA-Chile e Habilitação em Disfunções Sensoriais Alimentares. Diretora e Supervisora da clínica Êxito Therapies com experiência em avaliação diagnóstica em desenvolvimento infantil

ANA AMÉLIA CARDOSO RODRIGUES

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela University of Southern California (USC). Docente permanente do curso de Mestrado em Estudos da Ocupação e da Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo, ambos da UFMG. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno do espectro do autismo, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial, inclusão escolar, transtornos de aprendizagem. Coordenadora do PRAIA - Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo.

ana_amelia_edited.jpg
FERNANDA_edited.jpg

FERNANDA CARNEIRO

Terapeuta Ocupacional. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ; Metodologia Ativa de Ensino Desenvolvida por Fernanda Carneiro; Certificada em Integração Sensorial pela Universidade Sul da Califórnia; Especialidade em atendimento com crianças e adolescentes dentro do Espectro Autista mais de 15 anos; Formação do Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil; Consultora de diversas Clínicas e de terapeutas ocupacionais do Brasil/ USA/Irlanda; Analista de Comportamento Profile; Professora Convidada da Pós-Graduação do CBI of Miami; Professora Convidada da Pós- Graduação da Academia do Autismo; Formação Internacional no modelo Dir- floortime; Formação em Seletividade Alimentar e Desfralde; Formação Internacional de Práxis; Formação em Neurociência Integrada na Teoria de Integração Sensorial de Ayres; Capacitação do Treinamento da Medida de Fidelidade; Formação em KinesioTaping; Membro da Associação da Caminho Azul; Ex- Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial (ABIS); Ex- Membro da Comissão de Educação do CREFITO2; Membro da Comissão do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFRJ; Coautora do livro Autismo ao longo da Vida; Coautora do livro Pais de Autistas

BARBARA MOURA

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Pós graduação, Residência Multiprofissional do Hospital Municipal Odilon Behrens, área de ênfase Saúde da Criança. Pó-graduação em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva pela PUC MINAS Idealizadora do Pratinho Feliz, treinamento profissional para tratamento de seletividade alimentar. Certificação Internacional em Integração Sensorial

BARBARA MOURA_edited.jpg
EDDA_edited.jpg

ANTONIA EDDA ARAUJO

Graduada em Terapia Ocupacional e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Membro-fundadora do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – NUTEP da Universidade Federal do Ceará - UFC; 26 anos de docência no curso de Terapia Ocupacional da UNIFOR; Especialista em Estimulação e Tratamento Precoce – Método Samarão Brandão (IBRM-RJ) e Psicomotricidade pela UNIFOR; Certificação Internacional em Integração Sensorial pela WPS (UNIVERSIDADE DO SUL DA CALIFÓRNIA) e pela CLASI; Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo Bobath; Formação em THERASUIT (Izabela Koscielny); Formação na Avaliação cognitiva dinâmica de Terapia Ocupacional (DOTCA-Ch); Treinamento na Escala de Desenvolvimento Bayley Scales of Instant and Toddler Development - Bayley III (UFPE); Formação em PEC’s básico e PEC’s avançado; Curso “MORE: Integrando a boca com a função sensorial e postural” (CAMPINAS-SP); Cursos "SPM e SPM-P Medida do Processamento Sensorial" (CURITIBA-PR),"Observações Clínicas" (PORTUGAL), "Perfil Sensorial II" (ARGENTINA); Curso “Recusa e Seletividade Alimentar na criança: introdução à avaliação e tratamento” (Isabelle Beadry – CURITIBA-PR); Cursos “O essencial na intervenção em praxia para crianças com autismo” e “Intervenção Avançada para práxis ideacional” (SÃO PAULO-SP). Atua com estimulação precoce, desenvolvimento infantil, reabilitação infantil e integração sensorial.

bottom of page